Terrantai Logo

TERRANTAI BLOG

O último


2 de fevereiro de 2023

DICAS PARA PASSEAR POR SÃO PEDRO SEM PREJUDICAR A FLORA, A FAUNA E A COMUNIDADE ATACAMEANA

Guanacos e raposas são vítimas regulares de atropelamentos na rodovia San Pedro, por isso é muito importante dirigir com prudência. Evitar entrar nas dunas ou parques nacionais de carro, não ouvir música alta que perturbe o comportamento dos pássaros e não pisar em zonas húmidas são dicas dadas por especialistas e locais da zona.
A biodiversidade é mais uma vítima da crise climática. E enquanto há esforços globais para evitar que a lista de espécies ameaçadas continue crescendo, cada pessoa também pode contribuir para a conservação dos ecossistemas por meio de ações simples. Além disso, ter em conta as tradições do nosso ambiente e dos lugares que visitamos como turistas contribui para o respeito pela cultura e pelas comunidades que procuramos promover em Terrantai.
Siga as seguintes dicas para quando nos visitar:
 

1. Dirija com cuidado


Deve-se ficar atento ao trânsito e não acelerar em vias e rodovias, principalmente as que estão ligadas a setores naturais e/ou rurais, pois a fauna pode ser atropelada. Os dois animais mais atropelados no Chile são as corujas e as raposas, embora todos os dias apareçam registros de animais nativos morrendo dessa forma. Portanto, a recomendação é caminhar em velocidade prudente que permita espaço e tempo adequados para parar caso alguma espécie se aproxime da estrada.
 

2. Compre produtos locais

A utilização de produtos da zona contribui para a reativação económica desta comunidade rural, podendo assim apoiar o trabalho dos produtores e artesãos da zona. Desta forma, você também pode valorizar seu modo de vida e visão de mundo, incorporando a experiência do turismo cultural e comunitário em cada uma de nossas compras e experiências.
 

3. Não alimente os animais

Relativamente aos animais que podem ser avistados, recomendamos que não os aproxime, ou que o faça a uma distância prudente. É comum que às vezes raposas, guanacos, vicunhas e chinchilas sintam curiosidade e se aproximem de lugares onde há pessoas, mas mesmo que isso aconteça, você não deve se aproximar muito para ter um registro melhor deles, principalmente com pássaros como os flamingos ou as emas. .
Se alguém se aproximar de você, você pode observá-lo, pois o animal certamente sentirá seu cheiro e irá embora. Mas você não deve se aproximar de propósito, muito menos atraí-los jogando comida neles, porque se você alimentar animais selvagens, é gerado um fenômeno chamado ‘habituação’, no qual a espécie se acostuma com as pessoas que lhe dão comida e perde sua natureza inata. capacidade de procurar seu próprio alimento e, portanto, podem morrer.

 

4. Trekking em trilhas

Se vai passear num parque ou ambiente natural, não deve sair dos caminhos delimitados e deve seguir sempre os percursos. Passos fora deles podem afetar a regeneração de pântanos, formações rochosas e outros. Assim, você evita pisar em plantas pequenas que estão saindo pelas bordas ou matar insetos essenciais para o meio ambiente. Além disso, você não precisa cortar flores, porque elas se transformam em sementes e permitem que os ecossistemas se regenerem.

5. Cuide da água e opte pelo que é sustentável

Onde quer que vamos, seja um hotel ou um parque de campismo, podemos perguntar o que fazem para proteger a natureza. Com essa pergunta vamos estar motivando quem vive do turismo a também começar a pensar em como ser mais sustentável e acho que é uma ótima oportunidade.
Nas férias temos a oportunidade de ser “agentes de mudança”. Por exemplo, se escolhermos locais onde vamos passar o verão, que tenham uma abordagem ecológica, utilizem energias renováveis, cuidem da água e façam compostagem de resíduos orgânicos.
Com essas 5 dicas simples, você já estará contribuindo em grande parte para a comunidade de San Pedro e sua flora e fauna nativas. Além disso, desfrutará de uma viagem com menos inconvenientes e mais e melhores experiências no norte do nosso país.

Ler mais